Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

BRINCAR É COISA SÉRIA PARA CRIANÇA!

"Brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.

A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem características próprias. Para alcançar o pensamento adulto (abstrato), ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família. Posteriormente, esse grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola.

Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc…

Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade lúdica.
Brincar em grupo evita que a criança se desestimule, mesmo quando ainda não sabe brincar junto. Ela aprende a esperar sua vez e a interagir de forma mais organizada, respeitando regras e cumprindo normas. Com os grupos ela aprende que, se não encontrarmos uma forma eficiente de cooperar uns com os outros, seremos todos prejudicados. A vitória depende de todos. Aprende-se a ganhar e a perder.

A atividade lúdica produz entusiasmo. A criança fica alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, despende energia, desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico, adquirindo mais confiança em si e aprimorando seus conhecimentos."

Fonte: http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?texto=36




TIA OLÍVIA (SEGUNDO ANO DA MANHÃ), SABE A IMPORTÂNCIA DE RESGATAR AS ANTIGAS BRINCADEIRAS. POR ISSO, SE DIVERTE MUITO BRINCANDO DE CORDA COM SEUS ALUNOS!





BRINCADEIRAS DE BAMBOLÊ ...






DESENVOLVENDO MUITAS HABILIDADES COM OS BLOQUINHOS DE MONTAR!





AS BRINCADEIRAS DE RODA, QUE DELÍCIA!







TIA DAYSE, E AS CRIANÇAS SE DIVERTINDO COM OS BLOQUINHOS PARA MONTAR




TIA RIANNY E AS BRINCADEIRAS DE RODA ... RESGATANDO A CULTURA !



 TIA RIANNY, BRINCANDO DE RODA COM AS MENINAS ...



OLHA QUE LINDINHAS, FAZENDO ALONGAMENTO NA BRINCADEIRA!

2 comentários:

  1. Rianny, o blog está sensacional!!! Amei a dica de atividades para o dia das mães. Parabéns para você e equipe do Maria das Dores. Rosângela

    ResponderExcluir
  2. Adoreii o blog super criativo, Parabéns:)
    Josilene professora do inicial I e II Sitio Nogueira

    ResponderExcluir