Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

ALGUNS DOS NOSSOS MATERIAIS E BRINQUEDOS DIDÁTICOS, UTILIZADOS COMO SUPORTES PEDAGÓGICOS!


" Pedagogicamente comprovado, crianças que possuem dificuldade de concentração e de aprendizagem e também as que não possuem, podem ter um resultado muito mais satisfatório quando o método para ensinar são os jogos. Eles estimulam o aluno, o motivam, despertam a curiosidade, proporcionando uma forma de aprender que é prazerosa, de maneira lúdica, bem diferente dos resultados de uma aprendizagem sob “pressão”. Outro ponto importante é a maneira com que os jogos influenciam no desenvolvimento da agilidade, da concentração e do raciocínio. Contribuem para um desenvolvimento intelectual, pois precisam pensar, tomar “decisões”, criar, inventar, aprender a arriscar e experimentar. Dependendo da maneira com que os jogos são aplicados, podem ajudar também no comportamento em grupo, nas relações pessoais e na ajuda coletiva.
 Para crianças em processo de alfabetização, os jogos permitem com que elas assimilem melhor e se familiarizem com as letras, os números, as formas, as cores e desenvolve a percepção de que existe uma lógica. Como brincam com tudo, e a todo instante, é importante a presença de jogos que, além de proporcionar uma boa brincadeira, sirva para o seu desenvolvimento, e as faça ver o aprendizado como algo interessante.
Há uma grande importância em “brincar”; crianças que não brincam podem desenvolver grandes dificuldades e frustrações no decorrer da vida. Hoje, o modo acelerado de se viver influencia na forma de aprendizagem das crianças, pois possuem a agenda cheia de atividades, vivem atarefadas, exaustas, não têm mais paciência e acabam perdendo a essência da brincadeira.

Consequentemente, isso influencia na maneira de agir diante de algumas situações, corta a imaginação e a criatividade, a criança não tem mais o prazer de sentar para jogar um jogo de tabuleiro, jogo de cartas, os pais não  têm mais tempo para jogar junto com os filhos, tempo de desenvolver atividades diferentes e tudo isso afeta no aprendizado.
Por isso, é importante a liberdade para as brincadeiras, o espaço e o incentivo dos pais e dos  educadores. Os jogos educativos permitem essa liberdade, a criança mesmo estando no seu tempo livre, desenvolve atividades intelectuais, cognitivas, de uma forma divertida.  E os jogos também facilitam a forma de educar, fazendo com que a sala de aula seja um ambiente agradável. A escola precisa ser um lugar onde as brincadeiras não perdem a vez.
A disciplina também pode ser desenvolvida através dos jogos, pois é necessário ter uma ordem para  efetuar a atividade e quando há um interesse pelo que está sendo apresentado, a criança contribui para essa ordem. Sendo assim, o tema, por mais difícil de ser ensinado e compreendido, é melhor absorvido quando há o interesse, a curiosidade e a disciplina e em todos esses aspectos os jogos educativos podem contribuir.

Fonte: http://jogos-educativos.info/mos/view/A_import%C3%A2ncia_dos_jogos_educativos/





 " Os Recursos didáticos, são de importância capital para uma aprendizagem significativa, desde que seja utilizado como meio e não como fim em si mesmo, por profissionais capacitados que conheçam de fato suas potencialidades educativas. Desde o livro, a TV e o computador, podem possibilitar ao educando um estudo da realidade local, a ampliação da capacidade de observação do mundo que o rodeia e a construção da autonomia. Assim, o estudante terá mais facilidade de compreender o conteúdo se começar a abordá-lo, segundo sua realidade, seu desenvolvimento real e as relações com as situações regionais, nacionais e mundiais, percebendo criticamente o mundo, construindo uma aprendizagem autônoma e significativa. "

Fonte: http://wanakal-tecnologiaeeducacao.blogspot.com.br/2010/09/funcao-dos-recursos-didaticos-no_16.html









EXCELENTES JOGOS EDUCATIVOS, QUE AUXILIAM NA APRENDIZAGEM DE TODAS AS DISCIPLINAS!



JOGOS DE MONTAR, QUEBRA-CABEÇAS ...


DAMAS, PETECAS, DOMINÓS PARA RECREAÇÃO...




“Os métodos de educação exigem que se forneça as crianças um
material conveniente, a fim de que jogando, elas, cheguem a assimilar as
realidades intelectuais, que sem isso, permanecerem exteriores à inteligência
infantil” Piaget (1989)





NOSSA CAIXINHA QUE 'CAMINHA' COM A LEITURA DENTRO DA ESCOLA!



NOSSO PLANETÁRIO, SEMPRE DEIXANDO AS AULAS DE CIÊNCIAS MAIS INTERESSANTES ...


NOSSA QUERIDA E LINDA BIBLIOTECA MÓVEL, UMA DOAÇÃO DA EMPRESA CAMARGO CORRÊA EM PARCERIA COM A ALPARGATAS...

RECHEADA DE BONS LIVROS, SUPER INTERESSANTES  E QUE FAZEM A CRIANÇADA TOMAR GOSTO PELO HÁBITO DA LEITURA!


LINDO!





UMA RÉPLICA DO CORPO HUMANO, ESSENCIAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS!
AS CRIANÇAS FICAM SUPER CURIOSAS,  ADORAM!


NOSSA TELEVISÃO, MARAVILHOSA E ÚTIL NA MOSTRA DE FILMES, DVD's, DESENHOS EDUCATIVOS ...


" Ao brincar, a criança percebe-se com um “ser” no mundo numa relação entre o que é pessoal (interior) e o que é do grupo (realidade externa). Portanto, o brinquedo é uma atividade que permite o ingresso no mundo da imaginação e no mundo das regras .
A pesquisa também nos informa que o lúdico para a criança é o meio de expressão fundamental e é através da brincadeira , que as crianças muito aprende com se adaptar ao mundo .
Brincar, é criar situações mais estimuladoras para que a criança por si mesma descubra o conhecimento.
O brinquedo e o ato de brincar, completa o mundo mágico infantil, pois é uma das principais formas de auto-descoberta e vivências da própria criança, partindo da percepção de seus limites e de suas possibilidades, explorando seu ambiente através de suas brincadeiras de uma maneira saudável e produtiva, contribuindo assim, para a integração de suas primeiras experiências culturais.
É necessário a informação sobre a importância do trabalho com o brinquedo em detrimento á própria formação da criança. O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico.
Ele precisa brincar para crescer.
 Segundo Piaget (1989) , a maneira da criança assimilar (transformar o meio para que este se adapte às suas necessidades) e de acomodar (mudar a si mesmo para adaptar-se ao meio) deverá ser sempre através do lúdico.
Em relação a atividade escolar, a mesma deverá ser uma forma de lazer e de trabalho para as crianças do pré-escolar. Com isso, os brinquedos tornam-se recursos didáticos de grande aplicação e valor no processo ensinoaprendizagem.
A criança aprende melhor brincando e todos os conteúdos podem ser ensinados através das brincadeiras, ou seja, em atividades predominantemente lúdicas As atividades com os brinquedos terão sempre objetivos didáticos-pedagógicos e visarão propiciar o desenvolvimento integral do educando.

“Os métodos de educação exigem que se forneça as crianças um
material conveniente, a fim de que jogando, elas, cheguem a assimilar as
realidades intelectuais, que sem isso, permanecerem exteriores à inteligência
infantil” Piaget (1989)


Os brinquedos deverão representar desafios para a criança e devem estar adequados ao seu interesse e suas necessidades criativas.É nesse contexto que se apresenta a importância do brinquedo como estimulador da curiosidade, da iniciativa e da auto-confiança, e proporciona aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
Brincar é indispensável á saúde física, emocional e intelectual da criança. É uma arte, um dom natural que, quando bem cultivado, irá contribuir no futuro para a eficiência e o equilíbrio do adulto. A criança que brinca, acostuma-se a ter seu tempo livre utilizado criativamente. Esse hábito, se desenvolvido de forma saudável, além de trazer satisfação, com o passar do tempo irá se transformando em atitudes de predisposição para o trabalho.
A importância do brinquedo decorre de sua capacidade de instigara imaginação infantil, e é através dele que a pedagogia se justapõe ao lúdico, ou seja, o brinquedo passa ser visto como algo sério, conseqüente e não apenas o instrumento que as crianças utilizam para se divertir e ocupar seu tempo, mais é um objeto é capaz de educá-las e torná-las, no tempo.
Ao ver o brinquedo, a criança é tocada pela sua proposta, reconhece umas coisas, descobre outras, experimenta e reinventa, analisa, compara e cria. Sua imaginação se desenvolve e suas habilidades também.
Enriquecendo seu mundo interior, tem mais coisas a comunicar e cada vez mais pode participar do mundo que a cerca, suavizando o impacto provocado pelo tamanho e pela força dos adultos, diminuindo o sentimento de impotência da criança.
O brinquedo é influenciado pela idade, sexo e presença de companheiros, além dos aspectos ligados a novidade, surpresa, complexidade e variabilidade. A criança pode brincar só, perto de companheiros, alcançando ou não um grau elevado de cooperação para atingir um objetivo comum.
Uma bola por exemplo, sugere um pouco de exercício, um ursinho de pelúcia pode ser um grande amigo, enfim, os brinquedos servem de intermediários para que a criança consiga integrar-se melhor ao mundo em que vive. O interesse da criança e a ação de brincar envolvem, conforme sua faixa etária, seu desenvolvimento sócio-afetivo e seus hábitos culturais.
O brinquedo e as brincadeiras são excelentes oportunidades para nutrir a linguagem verbal se torne mais fluente e haja maior interesse pelo conhecimento de palavras novas. A variedade de situações que o brinquedo possibilita pode favorecer aquisição de novos conceitos.
A participação de um adulto, ou criança mais velha, pode enriquecer o processo; a criança faz
experiências descobrindo as leis da natureza, o adulto introduz os novos conceitos por elas vivenciados, completando assim, a sua integração.
Ao brincar em grupos ou mesmo sozinhas, as crianças fazem de suas brincadeiras uma verdadeira prática social e nessa prática, aprendem a jogar, a contar, a distinguir e a organizar suas idéias e suas vidas.
Ao contrário do que muitos pensam o brinquedo não é uma simples recreação ou passatempo, mas forma mais completa que a criança tem de se comunicar consigo mesma e com o mundo.
É na magia do brinquedo que ela desenvolve a auto – estima, a imaginação, a confiança, o controle, a criatividade, a senso – percepção, a cooperação e o relacionamento interpessoal.
Já vai longe o tempo em que brincar era considerado uma simples recreação ou passatempo como dizia antigamente. Atualmente graças ao trabalho de psicólogos e educadores como Piaget e Vigotsky, há uma forte convicção de que brincar é de fundamental importância para o desenvolvimento social, afetivo e
cognitivo da criança." 








TÉCNICAS E JOGOS PEDAGÓGICOS.

Professor é importante que além destes jogos você crie outros, desde de que investigue e analise os resultados de sua aplicação e esteja muito bem preparado para aplicá-los.
O professor, antes de colocar em prática qualquer atividade, deverá organizar-se traçar plano como: conhecer os alunos e o ambiente; adequação dos objetivos: preparo dos alunos; condução das atividades ver se os alunos entenderam as regras e as metas do jogo.
Na aplicação dos jogos o professor deve:
1. Ser um guia.
2. Ser um desafiador, estimulador da inteligência.
3. Ser um problematizador.
4. Analisar e discutir o porquê , para quê , para quem e os efeitos do jogo.
5. Colocar-se como irmão mais velho, junto ao qual os menores buscam segurança e novos conhecimentos.
6. Ter consciência do que faz e saber porque faz.
7. Ser um libertador (estar seguro).
8. Motivar sempre os alunos.
9. Ter variedades de jogos e técnicas.
10. Adaptar-se a realidade e ter flexibilidade.
11. Preparar e conscientizar os alunos para os jogos em grupos.
12. Relatar e publicar experiências para que outros possam conhecê-las. 


http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-dos-jogos-nas-series-iniciais-385913.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário