Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Aula de Ensino Religioso: importante na obtenção de valores!

"A Constituição Federal promulgada em 1987/1988, dizia que: “O Ensino Religioso ocupa-se com a educação integral do ser humano, com seus valores e suas aspirações mais profundas. Este ensino quer cultivar no ser humano as razões mais íntimas e transcendentais, fortalecendo nele o caráter de cidadão, desenvolvendo seu espírito de participação, oferecendo critérios para a segurança de seus juízos e aprofundando as motivações para a autêntica cidadania.” Diante de uma sociedade cada vez mais materialista e utilitarista, onde o indivíduo tem mais importância pelo que tem e não pelo que é, onde a intolerância e o fundamentalismo ocupam espaços midiáticos e são totalmente acessíveis virtualmente com o advento da internet, como podemos relegar a uma situação de menor importância uma disciplina como esta? Justamente por ser tão importante, o ensino religioso deve ser trabalhado como um conteúdo de saber e deve também passar por uma rigorosa avaliação. Principalmente num país de decisões tão tendenciosas, unilaterais e ambíguas quanto o Brasil.

De suma importância é que a escola não pode abandonar sua natureza: “A escola é uma instituição social que tem, entre outras características, a promoção da formação e da informação dos alunos. Não pode fugir à sua vocação específica de instituição social que busca o desenvolvimento pleno de todas as crianças, visando primordialmente sua socialização. O ensino religioso faz parte deste elenco, principalmente se entendermos a educação inserida numa cultura e a religião como um dos elementos da cultura”3. Mesmo que alguém, chegando à idade adulta, resolva abandonar a fé de sua infância, ou mesmo que na adolescência deixe para trás os ensinamentos, a sua personalidade poderá ser mais ampla em sua construção pelo que recebeu no ensino religioso.

Enfim, o Ensino Religioso, para afirmar sua relevância deve ajudar o indivíduo a criar uma consciência crítica em relação à dimensão religiosa da vida e da compreensão dos fenômenos religiosos nas suas mais diversas manifestações. Permitindo que as pessoas possam compreender-se como seres religiosos e que vivenciem uma religiosidade saudável, inteligente e madura. Tendo no educador alguém que se perceba como um ser religioso para dialogar com os outros e respeitar esta dimensão humana em seu fazer educativo. Numa escola que mantenha sua vocação específica de instituição social, para a formação de cidadãos e cidadãs cada vez mais humanizados, preocupados com a vida, com o outro e com o meio-ambiente. "

Fonte: http://pastorluciano.blogspot.com.br/2009/06/importancia-do-ensino-religioso.html







Tia Dayse e Tia Rianny, sempre se preocupam em repassar aos pequenos, a importância dos valores humanos, solidariedade, fraternidade, humildade, igualdade ... e nada melhor que através do Ensino Religioso para alcançar estes objetivos. 
Aqui, eles se divertem assistindo o dvd da "Criação do Mundo" , próprio para ensinar às crianças sobre as histórias da Bíblia, de forma infantil e atrativa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário