O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
De acordo com o projeto educativo em curso na escola, são escolhidas seis atividades, a cada ano, no universo de possibilidades ofertadas. Uma destas atividades obrigatoriamente deve compor o macrocampo acompanhamento pedagógico. O detalhamento de cada atividade em termos de ementa e de recursos didático-pedagógicos e financeiros previstos é publicado anualmente em manual específico relativo à Educação Integral, que acompanha a resolução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do FNDE. O caderno Passo a Passo Mais Educação detalha de forma objetiva, dentre outras orientações, o público alvo do Programa, os profissionais responsáveis, o papel do professor comunitário/professor coordenador, os macrocampos e as atividades.
Diferentes experiências pedagógicas indicam o papel central que a escola tem na construção de uma agenda de Educação Integral articulando, a partir da ampliação da jornada escolar, políticas públicas, equipamentos públicos e atores sociais que contribuam para a diversidade e riqueza de vivências que tornam a Educação Integral uma experiência inovadora e sustentável ao longo do tempo. O Texto de Referência para o Debate Nacional e o caderno Gestão Intersetorial no Território aprofundam tal abordagem.
O Programa conta, em sua estrutura, com Comitês Metropolitanos ou Regionais, constituídos por representantes das secretarias, gestores escolares e outros parceiros, entre os quais as universidades, e Comitês Locais, formados por sujeitos do Programa Mais Educação na escola e representantes da comunidade escolar e do entorno. Esta estratégia de implementação e fortalecimento do Mais Educação constitui-se como espaço de articulação das ações e experiências e de construção de planos de ação coletivos.
A definição de um paradigma contemporâneo de educação integral entende que o território da educação escolar pode expandir-se para além dos muros da escola, alcançando seu entorno e a cidade em suas múltiplas possibilidades educativas. É desejável que os conteúdos da base nacional curricular, Lei 9.394/96 (LDB), dialoguem organicamente com temas estruturantes e contemporâneos para a vida em uma sociedade que se afirma como republicana e democrática.
O Programa Mais Educação é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), em parceria com as Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Os territórios do Programa foram definidos inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.
As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal, atendendo 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas escolas e suas respectivas redes de ensino. Em 2010, o Programa foi implementado em 389 municípios, atendendo cerca de 10 mil escolas e beneficiando 2,3 milhões de alunos a partir dos seguintes critérios: escolas contempladas com PDDE/Integral no ano de 2008 e 2009; escolas com baixo IDEB e/ou localizadas em zonas de vulnerabilidade social; escolas situadas nas capitais e nas cidades das nove regiões metropolitanas, bem como naquelas com mais de 90 mil habitantes.
Em 2011, aderiram ao Programa Mais Educação 14.995 escolas com 3.067.644 estudantes a partir dos seguintes critérios: escolas estaduais ou municipais de baixo IDEB que foram contempladas com o PDE/Escola 2009; escolas localizadas em territórios de vulnerabilidade social e escolas situadas em cidades com população igual ou superior a 18.844 habitantes.
O processo de adesão, desde 2009, acontece por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC).
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes. De acordo com as atividades escolhidas, as escolas beneficiárias também podem receber conjuntos de instrumentos para banda fanfarra, hip hop e rádio escolar, dentre outros, conforme Manual PDDE – Educação Integral.
Compreende-se que a educação integral em jornada ampliada no Brasil é uma política pública em construção e um grande desafio para gestores educacionais, professores e comunidades que, ao mesmo tempo, amplia o direito à educação básica e colabora para reinventar a escola.
Palavras-chave: Mais Educação, tempo, espaço, formação integral, saiba mais
FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16689&Itemid=1115
__________**___________________________**_________
NO ÚLTIMO DIA 26/11 , SEGUNDA-FEIRA, TEVE INÍCIO EM NOSSA ESCOLA O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. MAS ANTES DISSO JÁ VINHAM SENDO FEITOS TREINAMENTOS, PAUTAS, REUNIÕES COM OS MONITORES, PARA QUE TUDO SAÍSSE NOS CONFORMES, COMO PODEMOS VER NAS FOTOS ABAIXO.
A ESCOLA MDC A PARTIR DESTA DATA PASSOU A CONTAR COM O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, ONDE FORAM DIVIDIDAS DUAS TURMAS: A QUE ESTUDA PELA MANHÃ, JÁ FICA NA ESCOLA APÓS AS AULAS E PARTICIPA DAS ATIVIDADES DO MAIS EDUCAÇÃO PELA TARDE, E A QUE ESTUDA DE TARDE, PARTICIPA PELA MANHÃ. OS ALUNOS TAMBÉM TÊM DIREITO A LANCHE DA MANHÃ, ALMOÇO E LANCHE DA TARDE, POIS CRIANÇA MAL ALIMENTADA NÃO É CRIANÇA FELIZ, NEM CRIANÇA DISPOSTA E PREPARADA PARA UM DIA INTEIRO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS.
POR SER UM PERÍODO DE EXPERIÊNCIA A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESTE FINAL DE ANO, ELE AINDA ESTÁ SUJEITO A ALGUMAS PEQUENAS MODIFICAÇÕES, MAS PODE-SE DIZER NO GERAL QUE TÊM-SE OBTIDO SUCESSO. OS PAIS ESTÃO MUITO SATISFEITOS COM AS ATIVIDADES PROPOSTAS, OS ALUNOS TAMBÉM, SENDO NOTÓRIA A SATISFAÇÃO COM O PROGRAMA ATRAVÉS DE DIVERSOS ELOGIOS VINDOS DE AMBAS AS PARTES.
A ESCOLA AGORA CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE SEIS MONITORES, PARA AS SEGUINTES MODALIDADES:
-VALQUÍRIA: REFORÇO ESCOLAR
-ANTÔNIA: RECREAÇÃO
-RIANNY: RÁDIO ESCOLAR
-MARCELO: TEATRO
-FÁBIO: DANÇA
-RAFAEL: TAEKWONDO
A ÚNICA QUE AINDA NÃO ESTÁ EM VIGOR É A RÁDIO ESCOLAR, DEVIDO A ALGUNS PEQUENOS CONTRATEMPOS QUE JÁ ESTÃO SENDO RESOLVIDOS, MAS, COM CERTEZA NO PRÓXIMO ANO LETIVO, A RÁDIO ESTARÁ FUNCIONANDO A TODO VAPOR, SENDO MAIS UMA FERRAMENTA EDUCATIVA AUXILIAR NO MDC.
NÓS QUE FAZEMOS A ESCOLA MARIA DAS DORES CHAGAS, FICAMOS MUITO FELIZES EM DIVULGAR ESTE TIPO DE AÇÃO REALIZADA EM NOSSA INSTITUIÇÃO, E MOSTRAR MAIS UMA VEZ QUE QUANDO TODOS TRABALHAM EM CONJUNTO, DANDO O SEU MELHOR, COM UM ÚNICO OBJETIVO, TUDO DÁ CERTO.
É MOGEIRO MAIS UMA VEZ MOSTRANDO QUE TRABALHA PRA VALER PELA EDUCAÇÃO, POIS ACREDITA-SE NELA COMO O FUTURO DO PAÍS!
PRIMEIRA REUNIÃO DO MAIS EDUCAÇÃO, REALIZADA NO DIA 12/11/2012 , NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MOGEIRO, COM A PRESENÇA DOS MONITORES, AS DIRETORAS DO MARIA DAS DORES CHAGAS, E SILVANA MÉRCIA, A COORDENADORA DO PROGRAMA.
PRIMEIRA REUNIÃO DO MAIS EDUCAÇÃO, REALIZADA NO DIA 12/11/2012 , NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MOGEIRO, COM A PRESENÇA DOS MONITORES, AS DIRETORAS DO MARIA DAS DORES CHAGAS, E SILVANA MÉRCIA, A COORDENADORA DO PROGRAMA.
PRIMEIRA REUNIÃO DO MAIS EDUCAÇÃO, REALIZADA NO DIA 12/11/2012 , NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MOGEIRO, COM A PRESENÇA DOS MONITORES, AS DIRETORAS DO MARIA DAS DORES CHAGAS, E SILVANA MÉRCIA, A COORDENADORA DO PROGRAMA.
SILVANA MÉRCIA: A COORDENADORA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM MOGEIRO
AQUI, TEMOS A DIRETORA DO MDC REJANE BATISTA, APRESENTANDO OS MONITORES NAS TURMAS EM QUE IRIAM ATUAR, NO DIA 19/11.
OS MONITORES: VALQUÍRIA, ANTÔNIA, MARCELO, FÁBIO, E RIANNY.
AQUI, TEMOS A DIRETORA DO MDC REJANE BATISTA, APRESENTANDO OS MONITORES NAS TURMAS EM QUE IRIAM ATUAR, NO DIA 19/11.
REUNIÃO DO MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA, ANTES DO SEU INÍCIO, COM A PARTICIPAÇÃO DA COORDENADORA SILVANA.
A FAIXA AFIXADA EM FRENTE A NOSSA ESCOLA, ANUNCIANDO QUE O PROGRAMA JÁ CHEGOU POR AQUI!
FAIXA AFIXADA NO SALÃO DE ENTRADA DA NOSSA ESCOLA
ALGUNS ALUNOS, ANSIOSOS PELO INÍCIO DAS ATIVIDADES
PRONTOS COMEÇAR A LABUTA? BOA SORTE A TODOS, E BOM TRABALHO!
DA DIREITA PARA A ESQUERDA, OS MONITORES:
ANTONIA (RECREAÇÃO) , VALQUÍRIA (REFORÇO ESCOLAR) , RAFAEL (TAEKWONDO) , MARCELO (TEATRO) , E FÁBIO (DANÇA)
AS DIRETORAS REJANE E REGINA, COM OS MONITORES E ALGUNS ALUNOS
INICIANDO COM DINÂMICAS ...
ALGUMAS APRESENTAÇÕES ...
HORA DAS DELÍCIAS! LANCHINHO (IOGURTE COM BISCOITOS), SERVIDOS POR TIA ILMA
A COORDENADORA SILVANA MÉRCIA ESTEVE PRESENTE NO PRIMEIRO DIA, DANDO AS BOAS-VINDAS A TODOS E ALGUMAS EXPLICAÇÕES
TODOS JÁ SUPER ENTROSADOS NAS AULAS DE DANÇA COM TIO FÁBIO!
HORA DO ALMOÇO NO PRIMEIRO DIA : HUUUUUUUUUM!
TUDO FEITO COM MUITO CARINHO POR TIA ILMA: QUE DELÍCIA HEIM!
OLHA QUE LEGAL: AULAS DE REFORÇO ESCOLAR COM TIA VALQUÍRIA
PARTICIPAÇÃO TOTAL : EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NAS AULAS DE TEATRO COM TIO MARCELO
ESTAS FORAM APENAS ALGUMAS FOTOGRAFIAS ESCOLHIDAS PARA MOSTRAR O QUE VEM SENDO FEITO NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA ESCOLA MARIA DAS DORES CHAGAS.
ENTRAREMOS EM RECESSO, MAS COM CERTEZA O ANO DE 2013 RESERVA GRANDES SURPRESAS RELATIVAS AOS PROGRAMA, E VOCÊS PODERÃO CURTIR TUDINHO, AQUI , EM NOSSO BLOG.
ABRAÇÃO AMIGOS!
Meu Deus! Competência se faz assim! Que bom que já estamos mostrando o resultado do nosso trabalho. O mais educação é um sucesso no Maria das Dores. Parabéns gestoras e monitores
ResponderExcluir