Páginas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

EDUCANDO TAMBÉM ATRAVÉS DO ESPORTE !


No caminho de construção crescente dos esquemas motores, podemos observar que a conduta motora do ser humano organiza-se a partir de três grandes grupos de habilidades corporais: as habilidades de locomoção (arrastar-se, rolar, engatinhar, escalar, andar, correr, saltar, saltitar, nadar), de manipulação ( pegar, segurar, agarrar, lançar, rebater, quicar, receber, chutar, abrir e fechar) e de estabilização (equilibrar-se em diferentes planos, manutenção e postura).
Nessa trama em que se entrelaçam herança biológica, interesse e ambiente sociocultural é que a criança constrói de maneira única e original sua motricidade.

A Educação Física nos anos iniciais, segundo a Legislação, tem recebido sempre uma acentuação global do desenvolvimento integral da criança. De acordo com Rosamilha (1979) no Edital nº20 de 04/04/61, da cidade do Rio de Janeiro, tomamos o conhecimento de que:

“A Educação Física nas escolas primárias terá por fim [ ...] promover, por meio de atividades físicas adequadas, o desenvolvimento integral da criança, permitindo que cada uma atinja o máximo de sua capacidade física e mental, contribuindo na formação de sua personalidade e integração no meio social, [...]” (p.74).



Nós, educadores e profissionais da Escola MDC, sabemos da importância das aulas de Educação Física para o desenvolvimento da criança, não apenas nas séries iniciais, mas em toda sua vida escolar . 
Por tal motivo, trazemos este ícone importantíssimo para nossa instituição, e com muitos jogos, brincadeiras como: pula-corda, pega-varetas, peteca, futebol, vôlei e outros que estimulam mais a mente como damas, dominó e quebra-cabeças, influímos e contribuímos em todas as áreas de desenvolvimento dos nossos alunos.

Nossa escola possui uma grande quantidade  de material esportivo e jogos, uns foram comprados com o dinheiro do PDE ( Plano Desenvolvimento da Educação) , e outros foram doados pela ONG 'Pro dia Nascer Feliz' , em parceria com o Instituto Camargo Corrêa, através do Projeto Educando pelo Esporte.

Abaixo, alguma fotos de nossas crianças utilizando o material pedagógico e praticando divertidas e diferentes aulas de Educação Física:




TIA RIANNY E SEUS ALUNOS DO INICIAL I E II DA MANHÃ, FAZENDO ALONGAMENTOS ANTES DE COMEÇAR A BRINCADEIRA




















INICIAL I E II QUEBRANDO A CABEÇA, LITERALMENTE ...






CAMPEONATO DE PEGA-VARETAS NA AULA DE TIA FERNANDA E O 5° ANO DA MANHÃ ...












TIA OLÍVIA E TIA LIA, PULANDO CORDA, JOGANDO BOLA E SE DIVERTINDO COM A CRIANÇADA ...






QUE DELÍCIA É BAMBOLÊ, MEXENDO O CORPINHO!



TIA ANDRÉA E A MENINADA PULANDO CORDA




TIA TEREZINHA E O 1º ANO CONCENTRADO NOS JOGOS ...



OS GANHADORES DO CAMPEONATO DE PEGA-VARETAS






OLHA SÓ O PULO DE TIA SELMA QUE BACANA!








CONCENTRADAS NO DOMINÓ!











ISSO É SÓ UM POUCO DO NOSSO MATERIAL ESPORTIVO , E OS PRÊMIOS QUE A ESCOLA QUE JÁ GANHOU NO ESPORTE







TIA NEIDE, AJUDANDO NA BRINCADEIRA




OLHAAA A PETEEEEECA!








QUE AULA BACANA DE COORDENAÇÃO E LATERALIDADE DA TIA MÁRCIA!









CABO DE GUERRA, MUITO LEGAL!







PARA OS MAIORZINHOS DO 5º ANO, MAIS UM CAMPEONATO, AGORA DE DAMAS!

















O INCENTIVO ...




A ALEGRIA DO VENCEDOR!








PORQUE EXERCITAR O CORPO E A MENTE, SÓ FAZ BEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário