Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

AULA DE CIDADANIA NO 5° ANO A MANHÃ: APRENDENDO A EXERCER O VOTO!

Democracia em sala de aula ...

Nos dias de hoje, o voto e o processo eleitoral são inerentes à sociedade. Exercer a cidadania é um direito e um dever de todo cidadão, e isso deve ser aprendido desde cedo. São noções de ética, respeito, 
que a própria escola tem poder e competência para inserir no caráter do seu alunado.
Por isso, a professora Fernanda do 5° ano da manhã, achou que a escolha dos textos para serem publicados no jornalzinho da escola "O Aprendiz", que é produzido pelos alunos do MDC , e circula não só na escola como também na comunidade, fosse através do voto.
Houve a simulação de uma votação real na sala de aula, e foi muito produtivo. Foram expostos os textos de opinião selecionados para a votação, e seus respectivos escritores: Camila, Daiane, Stefanne, Marcilon, Roberta, e Vitória Vieira, que fizeram a presentação dos mesmos, dando suas argumentações, opiniões, e o porque que deveriam ser os escolhidos pelos demais alunos.
Em seguida, a professora Fernanda expôs os instrumentos utilizados para a realização de uma votação manual. Os alunos prepararam o material para a eleição na sala de aula: chapas, caderno de votação do eleitor, urna, cabine de votação ... Foram escolhidos os mesários e o fiscal, e deu-se início o pleito.

No 5° ano da manhã é assim, Tia Fernanda sempre busca ensinar da forma mais prática possível, pois sabe que desta maneira aprende-se muito mais!

E detalhe: os alunos AMAM!

Vamos ver as fotos da eleição?



























Nenhum comentário:

Postar um comentário