Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

AULA DE CIDADANIA NO 5° ANO A MANHÃ: APRENDENDO A EXERCER O VOTO!

Democracia em sala de aula ...

Nos dias de hoje, o voto e o processo eleitoral são inerentes à sociedade. Exercer a cidadania é um direito e um dever de todo cidadão, e isso deve ser aprendido desde cedo. São noções de ética, respeito, 
que a própria escola tem poder e competência para inserir no caráter do seu alunado.
Por isso, a professora Fernanda do 5° ano da manhã, achou que a escolha dos textos para serem publicados no jornalzinho da escola "O Aprendiz", que é produzido pelos alunos do MDC , e circula não só na escola como também na comunidade, fosse através do voto.
Houve a simulação de uma votação real na sala de aula, e foi muito produtivo. Foram expostos os textos de opinião selecionados para a votação, e seus respectivos escritores: Camila, Daiane, Stefanne, Marcilon, Roberta, e Vitória Vieira, que fizeram a presentação dos mesmos, dando suas argumentações, opiniões, e o porque que deveriam ser os escolhidos pelos demais alunos.
Em seguida, a professora Fernanda expôs os instrumentos utilizados para a realização de uma votação manual. Os alunos prepararam o material para a eleição na sala de aula: chapas, caderno de votação do eleitor, urna, cabine de votação ... Foram escolhidos os mesários e o fiscal, e deu-se início o pleito.

No 5° ano da manhã é assim, Tia Fernanda sempre busca ensinar da forma mais prática possível, pois sabe que desta maneira aprende-se muito mais!

E detalhe: os alunos AMAM!

Vamos ver as fotos da eleição?



























COMEMORAÇÕES DIA DO SOLDADO NO INICIAL DA MANHÃ

Em clima de brincadeira, Tia Cida e Tia Rianny comemoraram com os pequeninos do Inicial I e II , o Dia do Soldado.
Todos , dançando, marchando, e cantando 'Marcha soldado cabeça de papel", com chapéus verdes na cabeça, saíram pelos corredores da escola, divertindo-se a valer.
Depois, todos pintaram os acessórios que os soldados usam, e entenderam a importância deste profissional .

Vejam as fotos:










"Marcha soldado, cabeça de papel, quem não marchar direito, vai preso pro quartel ... (8)"










O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.

No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.

A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.

O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.

Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

ARTE E COLAGEM NO QUARTO ANO DA MANHÃ!


A TURMINHA DE TIA JAKELINE (MANHÃ) TAMBÉM SABE FAZER ARTE BONITA!

VEJAM AS COLAGENS LEGAIS QUE FIZERAM, UTILIZANDO BOLINHAS DE PAPEL CREPOM!