E novamente, nossa roda de leitura foi convidada para fazer uma apresentação!
Desta vez, não mais sob a supervisão de Tia Sandra, e nem mais em escola pública, mas sim com o convite de Tia Dagmar Oliveira, diretora e dona da escola particular Centro Educacional Floresta Encantada (CEFE) aqui em Mogeiro, que achou interessante e relevante levar à roda de leitura também para sua escola, como forma de incentivo aos alunos da mesma. O convite foi muito bem aceito e realizado no dia 12/06/2012 (terça-feira), às 10:00 hs da manhã.
Após uma manhã de aula comum, Tia Rianny eTia Dayse preparam nossos alunos do Inicial I e II, e saíram com eles às ruas, caracterizados de piratas, rumo à escola CEFE. Todos olhavam, comentavam e riam, achando ‘lindos’ os alunos desta forma, segundo ouvíamos o burburinho das pessoas nas ruas de Mogeiro.
Chegando ao CEFE, e os alunos de lá já esperavam com grandes expectativas. Todos muito uito bem recebidos e acolhidos por Tia Dagmar, e por todas as outras professoras de lá, sendo levados ao salão de festas, anexo à escola, onde seria a apresentação. Desta vez, todos os alunos puderam ganhar tapa-olhos e fantasiarem-se de piratas, devido ao número de alunos ser menor no turno da manhã. Juntando os alunos deles e os nossos, cerca de 70 crianças assistiram e participaram da roda de leitura.
A mediação deu-se suave, tranquila e agradavelmente, tendo a participação de todos os alunos do CEFE, mesmo os de menor idade (cerca de 3 a 4 anos), principalmente na hora da dança dos piratas, e do caça às palavras dentro do barquinho. Os alunos maiores (9,10 e 11 anos) adoraram, e os pequeninos vibravam de emoção. As professoras também foram muito participativas, demonstrando o interesse e o gosto no decorrer da apresentação. Após o término, nossas crianças receberam balas, pirulitos e pipocas, Tia Dagmar fez muitos elogios e comentários sobre a roda, ressaltando a importância da mesma, o porque de seu convite, e deixando-nos convites antecipados para novas apresentações e mediações de leitura. Fomos muito aplaudidos, e o ônibus da prefeitura municipal levou-nos de volta à escola, devido a hora estar avançada (11:00 hs), para as mães pegarem os filhos no MDC.
Agora os pais do CEFE também saberão do projeto, pois viram os filhos chegarem em casa caracterizados de piratas. Verão que em escolas públicas, municipais, também realizamos projetos de incentivo à leitura, e que o fazemos com amor, responsabilidade e respeito.
Abaixo, as fotos da mediação na Escola Floresta Encantada.