Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2012

EXTENSÃO DO PROJETO 'PIRATA DE PALAVRAS' : APRESENTAÇÃO NA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL FLORESTA ENCANTADA - CEFE ( 12/06/2012)


E novamente, nossa roda de leitura foi convidada para fazer uma apresentação!
Desta vez, não mais sob a supervisão de Tia Sandra, e nem mais em escola pública, mas sim com o convite de Tia Dagmar Oliveira, diretora e dona da escola particular Centro Educacional Floresta Encantada (CEFE) aqui em Mogeiro, que achou interessante e relevante levar à roda de leitura também para sua escola, como forma de incentivo aos alunos da mesma. O convite foi muito bem aceito e realizado no dia 12/06/2012 (terça-feira), às 10:00 hs da manhã.
 Após uma manhã de aula comum, Tia Rianny eTia   Dayse preparam nossos alunos do Inicial I e II, e saíram  com eles às ruas, caracterizados de piratas, rumo à escola CEFE. Todos olhavam, comentavam e riam, achando ‘lindos’ os alunos desta forma,  segundo ouvíamos o burburinho das pessoas nas ruas de Mogeiro.
Chegando ao CEFE, e os alunos de lá já  esperavam com grandes expectativas. Todos muito uito bem recebidos e acolhidos por Tia Dagmar, e por todas as outras professoras de lá, sendo levados ao salão de festas, anexo à escola, onde seria a apresentação. Desta vez, todos os alunos puderam ganhar tapa-olhos e fantasiarem-se de piratas, devido ao número de alunos ser menor no turno da manhã. Juntando os alunos deles e os nossos, cerca de 70 crianças assistiram e participaram da roda de leitura.
A mediação deu-se suave, tranquila e agradavelmente, tendo a participação de todos os alunos do CEFE, mesmo os de menor idade (cerca de 3 a 4 anos), principalmente na hora da dança dos piratas, e do caça às palavras dentro do barquinho. Os alunos maiores (9,10 e 11 anos) adoraram, e os pequeninos vibravam de emoção. As professoras também foram muito participativas, demonstrando o interesse e o gosto no decorrer da apresentação. Após o término, nossas crianças receberam balas, pirulitos e pipocas, Tia Dagmar fez muitos elogios e comentários sobre a roda, ressaltando a importância da mesma, o porque de seu convite, e deixando-nos convites antecipados para novas apresentações e mediações de leitura. Fomos muito aplaudidos, e o ônibus da prefeitura municipal levou-nos de volta à escola, devido a hora estar avançada (11:00 hs), para as mães pegarem os filhos no MDC.
Agora os pais do CEFE também saberão do projeto, pois viram os filhos chegarem em casa caracterizados de piratas. Verão que em escolas públicas, municipais, também realizamos projetos de incentivo à leitura, e que o fazemos com amor, responsabilidade e respeito.

Abaixo, as fotos da mediação na Escola Floresta Encantada.







































quinta-feira, 7 de junho de 2012

O MDC JÁ EM RITMO JUNINO, NOS PREPARATIVOS PARA A GRANDE FESTA!


UM POUCO DA DECORAÇÃO JUNINA LINDA DE NOSSA ESCOLA ...
JÁ ESTAMOS EM RITMO DE FESTA, E EM BREVE, TEREMOS O MAIOR ARRAIÁ DO MUNDO, AQUI , NO MARIA DAS DORES CHAGAS!

AGUARDEM!










SER CRIANÇA ...

Ser criança é ser tesouro sem igual,
É a liberdade de correr, saltar, brincar,
É um ser sensível, doce e sentimental,
É o sonho que nunca se deixa de sonhar. 


Ser criança é a tristeza do chorar
E a imensa alegria de saber sorrir,
É ter esse dom imenso de perdoar
Mesmo a maldade que só quer magoar.


Ser criança é pintar com as mãos e desenhar
Tudo e nada nas folhas brancas da imaginação,
Ser criança é ser capaz de ensinar a amar,
É ter o mundo inteiro na palma da sua mão.


Ser criança é ter fé, amor, viver a esperança
De que o mundo pode ser um lugar melhor,
Ser criança é ter fé, ter força e ter confiança,
É ser no jardim da vida a mais bela flor.


Ser criança é ver a vida com olhos de inocência,
É acreditar que o mundo é um jardim em flor,
Ser criança é ser fruto, é ser descendência,
É ser a forma mais universal do AMOR! (Hisalena)



~~~***~~~***~~~



ALUNA: KAROLAINE SABRINE (Inicial II - manhã)


SEMANA DO MEIO AMBIENTE!


No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.



A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.

Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.

A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.

É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.

E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

Por Jussara de Barros











 ALUNOS DO INICIAL I E II (MANHÃ), APRENDENDO UM POUCO SOBRE O MEIO AMBIENTE, DE FORMA DIVERTIDA E 'PARTICIPATIVA'


ABAIXO, ALUNOS DO 5° ANO TARDE, PRODUZINDO CARTAZES DE CONSCIENTIZAÇÃO












































FAÇA VOCÊ TAMBÉM SUA PARTE!